Contratação sinaliza busca por ídolo no Athletico

Gilberto, o novo lateral-direito do Athletico, chegou a Curitiba nesta segunda-feira (22) para assinar contrato e realizar os exames médicos. O jogador de 33 anos, que chegou ao Aeroporto Afonso Pena, estava ansioso para começar essa nova fase da carreira. Ele rescindiu seu contrato com o Bahia, onde ainda tinha vínculo até o final do ano, mas como o clube não tinha interesse na renovação, a saída foi antecipada. O Bahia, mesmo sem receber compensação financeira, manterá 30% dos direitos econômicos do atleta.

Essa contratação foi um pedido do técnico Odair Hellmann, que já trabalhou com Gilberto no Fluminense em 2020. Odair tem desempenhado um papel importante na busca por novos reforços, sempre em parceria com o presidente Mario Celso Petraglia e o diretor Marcio Lara. Gilberto expressou sua gratidão ao técnico, destacando a importância que ele teve em sua carreira. “Estou ansioso para reencontrar ele e toda a equipe, e espero contribuir bastante”, disse o jogador.

Além disso, o bom desempenho do Athletico no primeiro semestre também pesou na decisão de Gilberto. O time está em quarto lugar no Brasileirão, com 30 pontos, o que o coloca em uma posição de classificação para a Libertadores do ano que vem. “Com certeza, o desempenho da equipe foi um atrativo. O clube já fez muito, e agora é hora de agregar e continuar crescendo”, afirmou.

Gilberto chega para dar mais opções ao setor, fazendo sombra ao argentino Gastón Benavídez, que se destacou como titular e maior garçom da equipe neste ano, com cinco assistências. Gilberto, que não deve ser confundido com o jovem lateral de 21 anos emprestado pelo Palmeiras, pode trazer mais competitividade ao time. O outro Gilberto, por sua vez, vinha tendo algumas oportunidades, mas sua permanência se torna cada vez mais incerta com a chegada do veterano.

Além de Gilberto, o Athletico anunciou mais dois reforços: o atacante colombiano Jorge Rivaldo e o zagueiro Bruno Baldini, que vai inicialmente integrar a equipe sub-20. Curiosamente, Gilberto chegou ao CT do Caju no dia da reapresentação oficial do elenco, que já estava realizando atividades físicas online após 16 dias de descanso durante a pausa para a Copa do Mundo de 2026.

A equipe já tem três amistosos agendados para a intertemporada. O primeiro será contra o Andraus, rebaixado no último Campeonato Paranaense, e acontecerá em Curitiba. O segundo amistoso, que ainda não teve o adversário divulgado, está marcado para o dia 7 de julho, no interior de São Paulo. O último teste antes da volta do Brasileirão será contra o Red Bull Bragantino, um rival direto na Série A.

A programação do Furacão fica assim:

– Red Bull Bragantino x Athletico: 11 de julho (sábado), em Bragança Paulista.
– Athletico x Andraus: 3 de julho (sexta-feira), no CT do Caju, em Curitiba.
– Amistoso com adversário não confirmado: 7 de julho (terça-feira), no interior de São Paulo.

Sobre o Autor

João Ribeiro