Neymar retorna à seleção após 981 dias e iguala Pelé na Copa

Neymar voltou a brilhar nos gramados e, com isso, fez história pela seleção brasileira. Depois de 981 dias longe dos campos, ele entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia. Essa vitória garantiu que o Brasil liderasse o grupo na Copa do Mundo de 2026.

Embora tenha passado um tempo sem jogar, Neymar mostrou que ainda tem talento de sobra. Ele se entrosou bem com Vinicius Junior no ataque, começando com um passe que quase resultou em gol, mas o goleiro Gunn fez uma grande defesa. Em outra jogada, ele tabelou com Vinicius, que teve seu chute bloqueado. Neymar também sofreu uma falta, levando o adversário, Ryan Christie, a receber cartão amarelo.

A última vez que vimos Neymar em campo defendendo a seleção foi em 17 de outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho. Naquela ocasião, ele rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e ficou fora dos gramados por um bom tempo. Ele chegou a ser convocado novamente em março de 2025 para amistosos contra a Colômbia e a Argentina, mas problemas físicos o impediram de jogar.

Agora, parece que o camisa 10 finalmente se recuperou. Isso aconteceu após uma confusão entre os médicos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Santos. O clube paulista havia informado à CBF que Neymar tinha um edema na panturrilha, mas novos exames mostraram que ele havia sofrido um rompimento das fibras de grau 2.

Com essa volta aos campos, Neymar também igualou uma marca impressionante. Ele agora tem 14 jogos em Copas do Mundo, o mesmo número de Pelé, Gilmar e Leão. O recorde de mais jogos pela seleção brasileira em Copas do Mundo ainda pertence a Cafu, com 20 partidas. Os números são os seguintes:

– Cafu — 20 jogos
– Ronaldo — 19 jogos
– Dunga e Taffarel — 18 jogos
– Lúcio e Roberto Carlos — 17 jogos
– Gilberto Silva e Jairzinho — 16 jogos
– Bebeto, Didi, Nilton Santos, Rivellino e Thiago Silva — 15 jogos
– Neymar, Pelé, Gilmar e Leão — 14 jogos

Agora, com a liderança no Grupo C, a seleção brasileira já se prepara para o próximo desafio. Eles voltam a campo na próxima segunda-feira, dia 29, às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos. O adversário será definido na quinta-feira, dia 25, e pode ser a Holanda, o Japão ou a Suécia, já que a Tunísia não tem mais chances de classificação.

Os jogos do Grupo F, que definirão o próximo oponente do Brasil, acontecem às 20h. Na agenda estão: Tunísia x Holanda e Japão x Suécia, ambos na quinta-feira. É um momento de expectativa e torcida!

Sobre o Autor

Rafael Souza