Brasil e Japão se encontram em um grande jogo de mata-mata da Copa do Mundo nesta segunda-feira, dia 29, às 14h, no horário de Brasília. O duelo acontece em Houston, nos Estados Unidos, e promete ser emocionante. Para dar um toque especial a esse confronto, vamos conhecer um pouco da história de Alex Santos, um ex-jogador paranaense que viveu uma experiência única ao enfrentar a seleção brasileira.
Nascido em Maringá, Alex Santos se mudou para o Japão ainda adolescente, nos anos 90. Ele foi um dos poucos escolhidos em um projeto que visava promover talentos brasileiros no país asiático. Ao longo de quase 20 anos, Alex atuou em cinco clubes japoneses, com passagens marcantes pelo Shimizu S-Pulse e pelo Urawa Red. Sua dedicação ao futebol foi tanta que ele se naturalizou japonês e teve a oportunidade de jogar pela seleção em duas Copas do Mundo.
Uma lembrança especial para Alex foi o jogo contra o Brasil na Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha. Naquela partida, o Japão precisava vencer para se classificar, enquanto o Brasil já estava seguro após duas vitórias. Mesmo com essa vantagem, a seleção brasileira não deu chances e venceu por 4 a 1, eliminando os japoneses do torneio. Para Alex, o encontro com seu país natal foi marcante, especialmente porque ele teve a honra de ser treinado por Zico, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. “Jogar mais uma Copa do Mundo e ser convocado pelo Zico foi uma felicidade indescritível. Ele era meu ídolo desde criança”, compartilhou Alex em uma entrevista.
Alex Santos também fez parte de outra Copa do Mundo pelo Japão. Naturalizou-se no início dos anos 2000 e estreou na seleção em um amistoso contra a Ucrânia, onde o Japão venceu por 1 a 0. Pouco tempo depois, ele participou de sua primeira Copa do Mundo, que foi um marco para o futebol japonês, pois o país conseguiu avançar para as oitavas de final pela primeira vez, mesmo sendo eliminado pela Turquia, que terminou a competição em terceiro lugar. “Foi muito especial jogar no Japão, que era o país-sede. Foi um sonho realizado”, comentou.
Ao todo, Alex disputou 87 partidas pela seleção japonesa e conquistou três títulos significativos: a Copa da Ásia em 2004 e as Copas do Sul da Ásia em 2003 e 2005. Ele passou a maior parte da sua carreira jogando no Japão, com algumas exceções na Europa e em clubes brasileiros na parte final da carreira.
Essa trajetória de Alex Santos mostra como o futebol pode criar laços e experiências únicas, unindo culturas e histórias, especialmente quando se fala de um jogo tão esperado como Brasil e Japão.