Lateral discute fator essencial para o Coritiba no segundo semestre

O Coritiba teve um início promissor na volta à Série A, mas sabe que ainda precisa melhorar seu desempenho em casa. O lateral-direito Tinga falou sobre isso em uma entrevista descontraída na última quinta-feira, no CT da Graciosa. Antes da pausa para a Copa do Mundo, o time estava na sétima colocação, o que é bom, mas a situação em casa não é das melhores: o Coxa tem a sexta pior campanha como mandante.

Nos oito jogos que disputou no Couto Pereira, o Coritiba conseguiu apenas 12 pontos, com três vitórias, três empates e duas derrotas. O curioso é que, em dois empates, o time estava na frente, mas acabou permitindo que adversários como Fluminense e Internacional igualassem o placar. Isso deve ser algo que preocupa a equipe, já que a torcida faz a diferença e é fundamental transformar esse apoio em vitórias.

Tinga destacou a importância dos pontos em casa. “Nós jogadores estamos sentindo. Sabemos da importância do fator casa. Nossa torcida está sendo determinante, e a gente sabe que precisa melhorar a pontuação dentro de casa e continuar pontuando bem fora”, disse. E ele está certo, porque quem acompanha o time já percebeu que a força da torcida pode ser um diferencial.

O lateral também mencionou a necessidade de manter o bom desempenho fora de Curitiba. “Se a gente continuar nessa pegada, vencer dentro de casa, com certeza vamos conseguir uma pontuação suficiente para realizar nosso desejo e nosso sonho”, completou Tinga, que já jogou 18 partidas pelo Coritiba e tem planos ambiciosos, como conquistar uma vaga na Libertadores, algo que o clube não consegue desde 2004.

Durante a conversa, Tinga reforçou o compromisso do elenco. Ele acredita que o grupo está ciente da responsabilidade que é vestir a camisa do Coritiba. “Nosso grupo é muito forte, coeso e humilde. Esse segundo turno vai ser determinante, e as vitórias em casa, com o apoio do nosso torcedor, serão muito importantes”, afirmou.

Tinga, que tem uma longa trajetória no Fortaleza, se mostrou satisfeito com sua adaptação ao Coritiba e à cidade. “Estou muito feliz aqui. Todo mundo me acolheu muito bem, então estou me sentindo em casa. Sei que ainda não conquistei nada, estou aqui para conquistar”, disse, demonstrando que o foco é sempre em buscar mais.

Enquanto isso, o Coritiba intensificou os treinos durante a intertemporada. A comissão técnica está colocando em prática um trabalho mais pesado, visando melhorar a condição física e implementar os conceitos que o técnico Fernando Seabra espera do time. Nos próximos dias, o grupo vai se preparar para amistosos contra Internacional e Chapecoense, que servirão como aquecimento para o retorno ao Brasileirão, marcado para o dia 23 de julho, quando enfrentará o Palmeiras no Couto Pereira.

Sobre o Autor

Rafael Souza